segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dom do Gémeos....

Hoje vi no SAPO ASTRAL que casa signo tem um Dom, pois então vamos lá ver o meu...
No caso dos Gémeos, por Nuno Michaels, os Gémeos têm o conceito de zen- budista de "mente principiante"...

A "mente principiante" é a mente que não sabe, não assume, não rotula e não se fixa....
....a mente de principiante é, antes de mais, uma atitude integral perante a vida que a permite vivenciar como uma descoberta permanente, fazendo cada contacto, experiência, conhecimento, princípio, ideia, palavra ou pessoa uma nova aprendizagem e a oportunidade de esticar os seus próprios limites e tirar partido sem fim do infinito potencial da mente humana.

...está bem informado e pode conversar sobre vários assuntos com diferentes interlocutores, ler jornais e livros, aprender todos os dias, ter a curiosidade de investigar a etimologia  de uma palavra, adapta a própria comunicação em função do interlocutor, ter vários sinónimos por onde escolher a palavra melhor, dispor de recursos para dar forma e expressão a tudo quanto a mente possa gerar, oferecer palavras, ideias, conhecimentos e conceitos novos à mente para a que ela gere novas coisas...

mas a curiosidade é também usada, hoje em dia, para designar a sua expressão negativa, a necessidade de saber o que não lhe diz respeito...

...não é dessa curiosidade, dessa que tem efeitos opostos à própria mente - e a que os antigos chamados cupiditas - que estamos a falar.
De cupiditas sofreu na mitologia Pandora, aquela que se faz passar por esposa de Epimeteu e a quem deram os deuses uma caixa com a recomendação de que nunca a abrisse, pois continha lá dentro todos os males e desgraças dos mundo.
Por não ter resistido ao pior da sua curiosidade, sucumbiu Pandora à tentação de ver o que havia dentro da caixa e libertou toda a espécie de males sobre o mundo (o egoísmo, a crueldade, a inveja, o ciúme, o ódio, a intriga, a ambição, o desespero, a tristeza, a violência, e todas as outras coisas que causam miséria e infelicidade). e todos os males podem ser chamados por um único nome..ignorância.

Para honrar a energia dos Gémeos permita-se, gradualmente, saber cada vez menos. Faça cada vez mais perguntas.  Esteja atento ao seu redor. Observe realmente as coisas e as pessoas. Escute-as, não as oiça simplesmente, lei-a, vaia a sítios novos, torne-se um aprendiz, uma criança, de 5 anos que está a descobrir o mundo, um olhar novo sobre o mesmo mundo. E isso é tudo quanto basta..

Para quem quiser saber sobre o seu signo vaia a:





"Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara"

José Saramago

Sem comentários: