sexta-feira, 29 de março de 2013

Doce pecado da paixão e do prazer...

Suave, delicado,branco, negro, de leite, em bombons, tabletes, em pó o chocolate é elementos difícil de se resistir e de descrever o paladar. Mas a verdade é que a sensação de o saborear é única e transmite imensa satisfação. Ele está associado a momentos de prazer, talvez por isso seja um dos presentes mais oferecidos entre os namorados, fazendo parte de inúmeras fantasias. Mas qual é  segredo deste alimento irresistível? Estará a resposta nas sensações que ele nos confere quando o ingerimos e cuja a primeira expressão é um quase fechar de olhos seguida de hummmmmmm...?????!!!

Não há bela sem senão! As evidências científicas acumuladas nos últimos anos demonstram que o consumo moderado de chocolate, especialmente chocolate negro e amargo, pode exercer efeitos protectores contra o desenvolvimento de doença cardiovascular.
Este efeito parece dever-se à presença dos flavonóides do cacau. De acordo com alguns estudos já publicados, os flavonóides apresentam propriedades antioxidantes, podendo assim eliminar o mau colesterol  causador de doenças cardiovasculares. O cacau contém também cafeína e teobromina, compostos que estimulam o sistema nervoso central, par algumas pessoas ele tem o efeito calmante, uma vez que associam, desde sempre a conforto ou recompensa.
Porém, o chocolate é muito rico em gordura e açucares, constituindo um produto alimentar altamente calórico. A ingestão excessiva pode estar na base do desenvolvimento de obesidade e todas as doenças associadas. Por isso, o melhor mesmo é desfrutar do chocolate com moderação.....

E esse parlapier todo não é por acaso...mas sim por estarmos na altura dos ovos de Páscoa e coelhinhos e a amêndoas e tal...etc etc.. não se esqueçam que está quase o Verão e depois.....Kiss


Sem comentários: